Obesidade masculina e a incontinência urinária


Segundo dados do Ministério da Saúde, 52% dos homens brasileiros estão acima do peso. E eles sofrem mais com a obesidade e diabetes por não manterem uma vida saudável com exercícios físicos e uma alimentação balanceada.


A obesidade está relacionada a diversos fatores como: sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Mas as principais causas são a adoção de um estilo de vida sedentário, e dietas ricas em açúcar e gorduras, e pobres em frutas, verduras, legumes e grãos


Outro agravante da obesidade é a diabetes, sendo a terceira causa de mortalidade no Brasil, atrás apenas de doenças cerebrovasculares (derrame) e do coração. Por ser uma doença silenciosa, muitos pacientes não procuram o médico para o tratamento.


As duas doenças ainda podem levar a incontinência urinária - perda involuntária da urina - devido a pressão da gordura abdominal na bexiga e enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, fazendo com que a urina escape com qualquer esforço como um espirro, tosse ou atividade física.


Portanto, deve-se ter em mente que o controle de peso é importante para evitar vários problemas de saúde como a obesidade e diabetes, que por sua vez acabam levando a outros problemas de saúde, como a incontinência urinária.