Quando devo procurar o médico urologista?


Com o envelhecimento natural da bexiga é comum o surgimento de doenças indesejáveis como é o caso da incontinência urinária. Essa doença atinge na maioria dos casos mulheres durante o pós-parto ou na menopausa, mas os homens também podem enfrentar problemas com a micção involuntária.


A incontinência urinária é a vontade incontrolável de urinar, causando assim desconforto e constrangimento ao homem que muitas vezes não procura a assistência médica por considerar a situação normal devido à idade ou por vergonha.


Procurar o urologista no início da doença é a melhor solução. Ao sinal de qualquer desconforto ou urgência para fazer xixi procure um urologista, com o diagnóstico correto a doença poderá ser tratada e com os procedimentos exatos para manter uma vida ativa e com conforto.


O médico especializado irá avaliar qual o tipo de incontinência (de moderada a severa) que o paciente tem, e assim auxiliar no melhor tratamento. O não esvaziamento completo da bexiga pode acarretar outros problemas, como a infecção na bexiga, outra doença que também pode afetar os homens.


Estudos mostram que somente 30% dos homens com incontinência urinária procuram o médico, e desses apenas 22% recebem o tratamento adequado. Não é apenas na idade avançada que pode acontecer a incontinência urinária masculina. Diabetes, obesidade e até mesmo a constipação podem causar incontinência urinária.


Procure o urologista, faça exames regulares, mantenha uma dieta balanceada e não deixe que a incontinência urinária atrapalhe a sua vida, pois essa doença tem tratamento.