Alimentos para prevenir o câncer de próstata


O câncer de próstata está em segundo lugar entre os cânceres que mais afetam homens com 50 anos ou mais, mas aqueles com diagnóstico na família devem procurar o médico especialista aos 45 anos para iniciar a avaliação.


Segundo o Departamento de Urologia da Universidade de Medicina em Massachusetts, um estilo de vida ativo e uma alimentação balanceada é outro componente que conta para prevenir o câncer de próstata. Listamos abaixo alguns alimentos que ajudam a manter o corpo saudável.


Os peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável, o que ajuda a reduzir os riscos de câncer. Vale lembrar que o abacate, farinha de linhaça e chia também são ricos neste ácido graxo.


O chá verde contém catequina e outros polifenóis, antioxidantes que ajudam na prevenção do câncer de próstata, bexiga e pulmão.


Invista nas frutas vermelhas e roxas, que são recheadas de antioxidantes flavonoides denominados antocianinas. Alguns exemplos: amora, morango, açaí, framboesa, uvas pretas e cerejas ao natural.


Outro alimento que também ajuda na prevenção de câncer de próstata e de mama, é o brócolis, devido ao fitoquímico sulforafano. Sua ação destrói células cancerígenas e ao mesmo tempo deixa as demais intactas.


Graças à presença de isoflavonas e genisteína (fitoestrógenos), a soja e o feijão são grandes aliados na prevenção do câncer de próstata e mama.