Incontinência urinária e infecção urinária


Os homens que sofrem com hiperplasia benigna da próstata acumulam a urina na bexiga por muito tempo, o que pode causar predisposição a infecção urinária. Por conta da vergonha, não conversam abertamente sobre o problema e muitas vezes escondem a condição de familiares e amigos, dificultando assim os cuidados que devem ser tomados com a doença.


Sim, os homens podem ter a doença, já que as bactérias estão em nosso organismo. A infecção urinária geralmente ocorre quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Muitas vezes o diagnóstico precoce pode identificar a doença que não é muito comum em homens.


Devido a anatomia do homem, as bactérias têm mais dificuldade de viajar pela uretra, mas isso não impede a doença. Existem hábitos e doenças que podem facilitar a infecção, como pouca ingestão de líquidos, o esvaziamento da bexiga incompleto e com pouco frequência, o refluxo da urina da bexiga para os rins, tumores e alterações do funcionamento da bexiga, diabetes ou a prostatite crónica.


A infecção pode agravar a incontinência urinária masculina e com o tratamento adequado chega a melhorar ou curar a incontinência. Evite usar por muito tempo o mesmo absorvente ou fralda, para que a umidade gerada pela urina não provoque a doença. Beba no mínimo 2 litros de água, evite bebidas alcoólicas e cafeína. Controle o diabetes e o peso corporal. Procure o médico para maiores esclarecimentos e tratamento.