Causas da Incontinência Urinária Masculina


A incontinência urinária masculina é a perda involuntária de urina e as causas são variadas. Entender os motivos que levam a essa doença é importante para obter a melhor avaliação médica e assim iniciar o tratamento.


Entre os homens, a causa mais comum de incontinência urinária ocorre devido a obstrução da uretra, conhecida também como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Mas outros fatores podem causar a doença como: câncer de próstata ou bexiga; disfunção neurogênica da bexiga; infecção do trato urinário; uso de medicamentos diuréticos, diabetes, entre outras.


O grau de incontinência pode ser diferente em cada paciente. A quantidade e intensidade do problema podem mudar com o tempo. Na maioria dos casos a continência vai melhorando durante o primeiro ano após a cirurgia de remoção da próstata.


Outras alterações na saúde do homem podem levar a incontinência urinária, como obesidade, distúrbios neurológicos, insuficiência cardíaca e até mesmo apneia do sono. O estilo de vida também pode influenciar na doença.


Mas vale lembrar que a incontinência tem tratamento. O uso de fraldas ou outros produtos absorventes, ajudarão o paciente durante o período em que está recuperando a continência.


Procure o médico especialista sempre que persistirem os sintomas. A incontinência urinária tem tratamento.